Para agendar o exame é necessário ter o pedido médico
Exame realizado com um tubo longo e flexível que possui uma câmera que permite examinar e fotografar a parte superior do trato digestório (esôfago, estômago e duodeno). Rotineiramente são realizados o teste rápido da urease (para pesquisa da bactéria Helicobcter pylori) e biópsias (coleta de pequenas amostras de tecidos que são enviadas para exame em laboratório). Esses resultados estão disponíveis em aproximadamente vinte dias.
Preparo para endoscopia digestiva alta é necessário jejum de 6 horas para alimentos e leite antes do exame. Em lactentes em uso de leite materno o jejum é de 3 horas.
Exame realizado com um tubo longo e flexível que possui uma câmara que permite examinar e fotografar a parte inferior do trato digestório chamada de cólon ou intestino grosso. Pequenas amostras de tecido (chamadas biópsias) são coletadas e enviadas para exame em laboratório. Esses resultados estão disponíveis em aproximadamente vinte dias.
Preparo para colonoscopia é realizado no dia do exame em ambiente hospitalar, com medicações para limpeza do cólon em quantidade adequada para idade e peso dos pacientes, permitindo boa visualização de todo o cólon e reduzindo também os riscos de complicações do procedimento.
Exame que permite avaliação do reto e cólon além da remoção de pólipos. A maioria dos pólipos em idade pediátrica são pólipos juvenis e não têm potencial maligno. Raramente os pólipos podem fazer parte de alguma síndrome polipoide.
A ingestão de corpos estranhos como moedas e brinquedos é frequente na infância e a maioria passa pelo trato gastrointestinal sem causar problemas, mas até 20% dos casos necessitam de remoção por via endoscópica para evitar complicações como obstrução e perfuração da luz
Dilatação de estreitamentos
O posicionamento de sonda por endoscopia pode ser necessário para a alimentação com segurança
Procedimento em que uma sonda para alimentação é passada para o estômago através da parede abdominal com auxílio da endoscopia, permitindo a nutrição, hidratação e administração de medicamentos. A técnica de gastrostomia endoscópica percutânea é considerada simples e segura